quarta-feira, 28 de outubro de 2015

RIO BRANCO NO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO JOGAVA COM UNIFORME IMPORTADO DA ALEMANHA

Numa publicação do Cinquentenário - revista O Itiberê de novembro de 1963 - que falava da comemoração do Cinquentenário do Rio Branco Sport Club, de Paranaguá, quando o Dr. Antonio José de Santana Lobo Netto, ex-presidente e Conselheiro do Clube, e que fazia o discurso relativo à data, em seu pronunciamento ele dizia: - Na primeira apresentação do Leão diante do América, de Curitiba e vencido pelo alvi rubro por 2 a 1, na inauguração de um Campo de futebol que se situava no Campo Grande, onde hoje está localizado em frente à Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá - hoje a Biblioteca Mário Lobo - o jogo foi realizado em campo aberto. Muitos os que colaboraram para esta primeira conquista, dois entretanto, considerados de destaque especial: José Fonseca Lobo, o Zezito, que doou as madeiras necessárias ao cercado e às bancadas, e o Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Prefeito na época e Governador do estado mais tarde), que obteve o transporte gratuíto do material junto à Estrada de Ferro. Nessa oportunidade, fala a publicação com referência ao discurso de Antonio José Lobo Netto, o Rio Branco utilizava camisas de lã, de listras vermelhas e brancas, importadas da Alemanha, mangas compridas e golas, calções compridos brancos, aos tornozelos e o time que começou o jogo formou com Oliveira, Nene e Paulo; Ferro, Lucílio e Hugo - Luiz, José, Mathias, Beco e Nagibe. Como convidado especial para assistir este jogo o grande esportista do futebol brasileiro: Belfort Duarte, o verdadeiro implantador do futebol no Brasil.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SAIU A TABELA SUL MINAS RIO

Foi definido na última sexta feira, dia 23 de outubro, a Tabela que dará inicio em 2016, do I Torneio Sul Minas Rio de janeiro, fazendo com que - pelo menos aqui no Paraná - os Clubes CORITIBA e ATLÈTICO PARANAENSE disputem o Campeonato Paranaense com equipes Sub 20 ou Sub 23, enfraquecendo desta maneira o certame estadual. Com esta prática, chega-se à conclusão que os Clubes participantes, não estão nem aí para os certames regionais, como até já era esperado, pois eles estão à caça de novos patrocinadores para seus elencos durante a próxima temporada. Assim está definida a Tabela: Grupos: Grupo 1: Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR e Criciúma (ou Chapecoense). Grupo 2: Grêmio, Internacional, Coritiba e Avaí. Grupo 3: Figueirense, Atlético-MG, América-MG e Flamengo. 1.ª RODADA 27/01 Atlético-MG x Flamengo Criciúma x Cruzeiro Fluminense x Atlético-PR 28/01 América-MG x Figueirense Avaí x Grêmio Internacional x Coritiba 2.ª RODADA 17/02 Grêmio x Coritiba Figueirense x Atlético-MG Cruzeiro x Fluminense 18/02 Flamengo x América-MG Atlético-PR x Criciúma Internacional x Avaí 3.ª RODADA 09/03 Atlético-MG x América-MG Flamengo x Figueirense Grêmio x Internacional 10/03 Cruzeiro x Atlético-PR Fluminense x Criciúma Coritiba x Avaí SEMIFINAIS 23/03 e 24/03 (quarta e quinta) FINAL 31/03 (quinta)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

RIO BRANCO CONVOCA IMPRENSA PARA ANUNCIAR PRIMEIRO PATROCINADOR

Por meio da sua Assessoria de Imprensa o Rio Branco Sport Club através do seu presidente Tiago Campos, está convocando todos os veículos de imprensa da cidade e da região, a participarem de uma entrevista coletiva, que será realizada nesta sexta feira, dia 23 de outubro de 2015, às 14 horas, na cidade de Paranaguá, tendo como local as dependências do Sindicato dos Trabalhadores de Mercadorias em Geral de Paranaguá, situado à Avenida Gabriel de Lara número 1026, para anunciar o seu primeiro patrocinador oficial visando o Campeonato Paranaense de 2016. INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 29. O Rio Branco Sport Club resolveu prorrogar as inscrições para avaliações de atletas profissionais ou amadores, para o dia 29 de outubro próximo. Os testes serão realizados nos dias 30 e 31 de outubro no Estádio Nelson Medrado Dias na Estradinha. Cada atleta investe o valor de 200 reais para esta inscrição que deverá ser feita através do email rbavaliacao@gmail com visando receber uma ficha de avaliação e consequentemente o boleto para efetuar o pagamento do valor mencionado. Para atletas fora da cidade de Paranaguá que necessitem de acomodação, o Clube utiliza suas dependências (alojamento) para que estes atletas fiquem sendo avaliados e com direito a refeição, e neste caso o clube cobra o valor de 500 reais. Lembrando que em setembro o Clube fez uma primeira avaliação e deste trabalho foram selecionados seis atletas com idades de 17 a 27 anos para aproveitamento para o certame de 2016.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

COPA SUL MINAS RIO ENFRAQUECE O CAMPEONATO PARANAENSE DE 2016.

De uma simples ideia surgiu a possibilidade primeiro do retorno da Copa Sul Minas. Agora já é uma realidade. Os Clubes da Capital do estado do Paraná - Coritiba e Atlético Paranaense resolveram criar um novo Torneio e assim surgiu a Copa Sul Minas Rio com a participação de grandes Clubes do futebol brasileiro cansados de prejuízos com os Campeonatos regionais principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas gerais e Rio de Janeiro. Com isso o Campeonato Paranaense de 2016 vai se esvaziar principalmente com a dupla Atlé- Tiba disputando o Regional com suas equipes Sub 23, ou sei lá, talvez até com um Sub 20, dando oportunidade desta maneira, de mais uma vez, o título de campeão Paranaense ficar mais uma vez com uma equipe do interior do Estado a exemplo do Londrina e do Operário ferroviário, nossos dois últimos campeões.Confira os grupos: Grupo 1 Cruzeiro Fluminense Avaí América-MG Grupo 2 Grêmio Internacional Atlético-PR Chapecoense Grupo 3 Flamengo Atlético-MG Figueirense Coritiba

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

RIO BRANCO SPORT CLUB E OS SEUS 102 ANOS DE HISTÓRIAS.

O Rio Branco Sport Club de Paranaguá comemorou no último dia 13 de outubro a passagem dos seus 102 anos de fundação como Clube de futebol profissional no Estado do Paraná. O Clube alvi rubro da Estradinha, nunca mudou de nome, estando sempre com o mesmo nome desde a sua fundação em 1913. O Leão do Litoral foi fundado por Manuel Victor da Costa, Aníbal José de Lima, Euclides de Oliveira, José de Oliveira, Jarbas Nery Chichorro e Antonio Gomes de Miranda, amigos e apreciadores do futebol, que encontravam-se numa calçada na Rua Marechal Deodoro, num bate papo sobre futebol por volta do final dos anos de 1912 para 1913, como conta o livro Rio Branco Sport Club 90 anos de História, de Heriberto Ivan Machado. Em Paranaguá praticando o futebol nesta época estavam dois clubes, o Brasil Futebol Clube e o Paranaguá Futebol Clube. Foi Jarbas Nery Chichorro que propôs o nome de RIO BRANCO, uma homenagem ao ilustre brasileiro José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, que na época exercia funções no Ministério das Relações Exteriores como diplomata. A primeira diretoria constituída do Rio Branco Sport Club teve os seguintes membros: Presidente - Manuel Victor da Costa Vice - Antonio Gomes de Miranda Secretário - Jarbas Nery Chichorro Tesoureiro - José de Oliveira Vogais - Euclides de Oliveira, Antonio Ferrer da Rosa e Raul da Costa Pinto. PRIMEIRA PARTIDA A primeira partida do Rio Branco aconteceu no dia 23 de novembro de 1913 e foi realizada no Campo Grande - Praça Ouvidor Pardinho, onde hoje está localizada a Santa Casa e o Hospital Regional, conytra a equipe do Brasil, de Paranaguá, e ao final do jogo coube a vitória do Brasil por 1 a 0. A equipe titular do Leão jogou com Colombino, Mathias e Nagib; Eugênio, Itaborahi e Raul; Rocha, Romeu, Cezário, Braga e Frota. LIGA ESPORTIVA O Rio Branco participou do primeiro Campeonato Paranaense de Futebol no estado junto com Coritiba, Internacional (que depois virou o Atlético Paranaense), América, Paraná Sport Clube, e o Paranaguá, além do Rio Branco. O primeiro jogo aconteceu no dia 30 de maio de 1915 em Curitiba diante do Coritiba e o placar foi de 1 a 1. A VOLTA AO PARANAENSE Depois disso o Leão voltou ao campeonato Paranaense somente em 1956 quando foi convidado a participar do Paranaense da Zona Sul junto com o Agua Verde, Operário e Guarani de Ponta Grossa, Caramuru de Castro, Britânia, Palestra Itália, Ferroviário, Coritiba, Atlético Paranaense, Bloco Morgenau, Cama de Monte Alegre, Esportiva de Jacarezinho. Hoje o Rio Branco integra a Série A do Paranaense junto com outros onze clubes e já disputou o Brasileiro da Série C, mas não logrou êxito. Também teve uma rápida passagem pela Copa do Brasil.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

RIO BRANCO APRESENTA COMISSÃO TÉCNICA PARA 2016.

Na manhã desta quinta feira, 01 de outubro, a diretoria do Rio Branco Sport Club de Paranaguá sob a presidência do jornalista Tiago Campos, apresentou a nova Comissão Técnica que vai dirigir o elenco do Leão do litoral para o Campeonato Paranaense de 2016. A escolha recaiu por um nome bastante conhecido da diretoria e da torcida, ALLAN AAL filho do ex-zagueiro do próprio Rio Branco, Vivi, e irmão de um outro ex-jogador e técnico também do Leão, Netinho. A indicação e o acerto com Allan já tinha sido realizado a algum tempo pois além de ser um nome conhecido, o mesmo já passou em outras duas vêzes pelo Leão, a primeira como dirigente e técnico e na segunda, no ano passado, como técnico, tendo salvado o elenco de rebaixamento no Torneio da Morte. A grande virada de Allan foi ter ganho do Atlético Paranaense em plena Arena da baixada no ano passado por 3 a 1, num resultado memorável para o Clube e suas conquistas. UM POUCO DE ALLAN Allan nasceu em Paranaguá no dia 17 de março de 1979 e começou nas divisões inferiores do Coritiba Futebol Clube por onde jogou como zagueiro de 1998 a 2002. Em 2003 se transferiu ao Botafogo-RJ e em 2004 ao Daejeon Citizen. Em 2005 retornou ao Coritiba e Trieste de Santa Felicidade. Depois ao Londrina(05), Paok da Grécia (07) Rio Branco-PR (07 e 08), Sinop-MT (09) e Francisco Beltrão (09). Como técnico estreou em 2011 no Rio Branco e 2012. Depois em 2012 assumiu como Técnico do Sub 18 do Coxa ficando até o inicio deste ano. COMISSÃO TÉCNICA Junto com Allan (técnico), assumem a Comissão o ex-zagueiro do próprio Coxa, Flávio, o Gerente de Futebol Robert Yoshio e o Preparador Físico, Renan Lima.