sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

VEJA A TRAJETÓRIA DE RODRIGO JESUS NO RIO BRANCO

A trajetória do atacante RODRIGO JESUS no RIO BRANCO SPORT CLUB é muito boa se levarmos em consideração o número de jogos que o atleta fez quando de sua passagem no Campeonato Paranaense de 2013. Rodrigo Jesus atuou em treze (13) oportunidades e marcou sete (07) gols, sendo quase um gol a cada duas partidas e levou tres (03) cartões amarelos. Naquela oportunidade o Rio Branco jogou vinte e duas vêzes (22) no Paranaense, pois a Tabela marcava jogos de ida e de volta. Rodrigo Jesus estreou com a camisa do Rio Branco no jogo do dia 12 de fevereiro no Estádio Gigante do Itiberê diante do Coritiba quando o Leão foi impiedosamente goleado pelo Coritiba por 7 a 0. O segundo jogo dele foi em Paranavaí no Estádio Waldemiro Wagner diante da equipe local e o Rio Branco ganhou por 3 a 0 e Rodrigo Jesus anotou o seu primeiro gol aos 14 minutos do primeiro tempo e o segundo gol aos 24 do segundo tempo. Seu terceiro e quarto gol com a camisa do RB aconteceu em Ponta grossa diante do Operário no dia 24 de março quando o RB empatou em dois a dois. O quinto no dia 31 de março no Gigante do Itiberê na vitória diante do Paraná por 2 a 0. O sexto gol aconteceu no dia 07 de abril na derrota por 3 a 2 diante do Cianorte no Gigante e o sétimo gol na derrota em Arapongas para o clube do mesmo nome por 2 a 1. Na sua trajetória de sua passagem pelo Rio Branco em 2013 foram: 04 vitórias, 03 empates e 06 derrotas.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

RIO BRANCO APRESENTA RODRIGO JESUS COMO REFERÊNCIA DE GOLS EM 2016.

A diretoria do Rio Branco Sport Club correu na frente e trouxe mais um nome conhecido da torcida para as disputas do Paranaense da Série A de 2016. Na tarde desta terça feira, dia 08, realizou a apresentação de um jogador que fez muitos gols no Paranaense de 2013 e que foi um dos destaques naquela equipe marcando muitos gols. Trata-se de RODRIGO JESUS. Seu nome é Rodrigo Silva de Jesus e natural de São Paulo capital e sua posição é atacante e sua data de nascimento é 28 de outubro de 1990 com altura de 1m78. Começou sua carreira no Juventus de São Paulo e em 2011 integrou a equipe de profissionais da Moóca. Esteve ainda no Ypiranga de Erechim em 2012 e em 2013 atuou no União Barbarense de Santa Bárbara-SP, além do Rio Branco de Paranaguá e depois no Marcílio Dias de Itajaí-SC e no Caxias do RS. Anteriormente disputou o Catarinense pelo Concórdia e esteve também no Operário Ferroviário de Ponta Grossa disputando a Série D deste ano de 2015.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

RIO BRANCO APRESENTA JOGADORES

MOMENTOS DA COLETIVA DE IMPRENSA ONDE A DIRETORIA DO RIO BRANCO APRESENTOU A LISTA DE JOGADORES COM PRÉ-CONTRATO COM O CLUBE PARA AS DISPUTA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE 2016 O LOCAL FOI O SALÃO DE REUNIÕES DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NA RUA GABRIEL DE LARA EM PARANAGUÁ NA TARDE DESTA SEGUNDA FEIRA.

RIO BRANCO APRESENTA LISTA DE ATLETAS PARA O CAMPEONATO DE 2016

Na tarde desta segunda feira, dia 07, a diretoria do Rio Branco Sport Club convocou uma Coletiva com a Imprensa de Paranaguá para dar ao conhecimento da torcida os nomes dos atletas que já integram o elenco para as disputas do Campeonato Paranaense da Série A de 2016. A Coletiva foi realizada no Salão de Reuniões do Sindicato dos Trabalhadores da Movimentação de Cargas sito à Avenida Gabriel de Lara na cidade de Paranaguá. O ato teve como mestre de cerimonias o radialista Flávio Petruy, da FM Ilha do Mel 90,3 e a presença dos companheiros de Imprensa das emissoras Rádio Difusora de Paranaguá, as FMs Litoral Sul e Ilha do Mel, a TV CI e o representante do Blog Leãonautas, além de torcedores, representantes de Torcidas Organizadas e simpatizantes do Clube. Esteve à mesa Principal: o Presidente Tiago Campos, o técnico Allan Aal, o diretor Djalma Jacob e o Gerente de Futebol Roberto Yoshio. ATLETAS JÁ COM PRÉ-CONTRATO COM O RIO BRANCO= GOLEIROS - EDVALDO (EX-CIANORTE), ÉDER (EX-CAMBORIU) E EDUARDO (EX-NOVORIZONTINO). LATERAIS ESQUERDOS = CAIO (BASE DO R.B) E RALPH 9EX-VILA NOVA-MG). LATERAL DIREITO = LITO (EX-UBERABA-MG). ZAGUEIROS = MARCÃO (EX-SÃO LUIS-RS), RAMOS (EX-AL-ANSAR-LÍBANO), ALISSOM (EX-TREZE-PB), DARLAN (BASE DO R.B) E ANDREY (BASE DO RB). VOLANTES = PAULO HENRIQUE (BASE DO R.B), JUNIOR (EX-MURICI-AL), MARCOS PAULO (EX-PARANÁ CLUBE), JOÃO PAULO (EX-GUARANI-SP), EBERSON (EX-CORITIBA) E OBERDAN (BASE DO R.B). MEIAS = ALEMÃO (EX-GLOBO-RN), ABRAÃO (EX-JUVENTUDE-RS), HENRIQUE (BASE DO R.B). ATACANTES = DIOGO (EX-NOVORIZONTINO-SP), LUCAS BARRETO (EX-CORITIBA), DOUGLAS OLIVEIRA (EX-CORITIBA), ROBERTO (EX-CENTRAL DE CCARUARÚ-PE) E O ÍDOLO DA TORCIDA DO RIO BRANCO, RATINHO MIGUEL (EX-REMO-PA). A novidade desta lista foi realmente a presença de Ratinho, meia de ligação e atacante, de muita experiência, e com 36 anos completos, nascido em Paranaguá, e que começou a sua carreira no profissional do Rio Branco em 2001. Ratinho era um desejo da torcida do Rio Branco Sport Club para o Campeonato Paranaense pois ao longo dos anos foi adquirindo muita experiência por onde passou depois de ter jogado em Paranaguá. Últimamente Ratinho vinha atuando em Belém do Pará na equipe do Clube do Remo de onde era ídolo, mas preferiu retornar à sua cidade para aqui ainda mostrar o seu futebol para a torcida do Leão que tanto o idolatra. (Na foto vemos a mesa principal do Rio Branco SC).

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PARA A RPC LONDRINA, RIO BRANCO É O SEXTO PREFERIDO DOS PARANAENSES

PESQUISA DA VEZ!! Maiores torcidas do Paraná - 2015 Levantamento realizado pela RPC em parceira com a Gazeta do Povo, foram entrevistadas aproximadamente 2 milhões de pessoas dentre 05 de Fevereiro de 2014 a 05 de Fevereiro de 2015. Foi perguntado ao entrevistado "O Senhor(a) torce ou mais simpatiza por qual time de futebol?" A margem de erro é 1 ponto percentual, levando em consideração o total de torcedores apenas para times do estado. O Ranking mostra as 7 maiores torcidas dentre os times paranaenses, vale ressaltar a presença do Maringá Futebol Clube que obteve um bom desempenho em sua primeira aparição na pesquisa. O Paraná possui aproximadamente 11 Milhões de habitantes, cerca de 4 Milhões e 700 Mil torcem para um dos 7 times que aparece no Ranking. Na região de Curitiba o domínio é total do trio de ferro, apenas aproximadamente 200 mil torcem para outros times, o Atlético domina a capital paranaense, a região metropolitana e também o litoral do estado, o Coritiba vem logo atrás, seguido por Paraná, o jMalucelli obteve apenas 0,89% da preferencia dos Curitibanos, também vale lembrar a participação do Rio Branco, que aparece como um dos preferidos da Região de Paranaguá. Na região de Londrina, o domino fica por conta de Londrina e Corinthians, que aparecem tecnicamente empatados, também aparecem, Palmeiras, São Paulo, Santos e Flamengo, o Atlético Paranaense foi o clube que se mais destacou dentre os 3 da capital. Na região de Maringá. o domínio fica por conta de times paulistas, o Maringá aparece pela primeira vez na pesquisa e mostra um intuito de crescimento em sua torcida, dentre os clubes da capital novamente o Atlético foi destaque. Na região de Ponta Grossa, o domínio fica por conta do Operário, Corinthians, seguido de perto por Atlético e Coriitba, o Paraná também aparece como um dos preferidos da região dos campos gerais. Na região de Foz do Iguaçu, o domínio fica por conta de paulistas, clubes gaúchos aparecem bem também, Coritiba e Atlético estão tecnicamente empatados na região da fronteira. Na região de Cascavel, o domínio fica por conta de paulistas e gaúchos, Coritiba, Atlético e Cascavel tem um bom destaque na região, o Coritiba mais se destaca em Toledo. Segundo a contagem o ranking fica assim distribuído: 1- Atlético Paranaense com 02 milhões e 200 mil torcedores; 2- 01 milhão e 600 mil torcedores; 3- Paraná Clube com 400 mil torcedores; 4- Londrina com 350 mil torcedores; 5- Operário Ferroviário (atual campeão paranaense) com 100 mil torcedores; 6- RIO BRANCO SPORT CLUB com 40 mil torcedores; 7- Maringá com 20 mil torcedores, e assim por diante.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

RIO BRANCO CONHECE SEUS ADVERSÁRIOS NO PARANAENSE DE 2016.

A Federação Paranaense de Futebol divulgou na tarde desta sexta feira, dia 27, na sua sede em Curitiba e foi dado ao conhecimento geral de toda a Imprensa, da Tabela Oficial do Campeonato Paranaense de 2016, que vai ter o seu início marcado para os dias 30 e 31 de Janeiro de 2016. Nesta primeira rodada apenas um jogo abre em Curitiba no Estádio Couto Pereira entre as equipes do Coritiba e do Cascavel e no domingo, dia 31, a continuação da rodada com outros cinco jogos. A novidade deste ano de 2016 é que não teremos o Torneio da Morte com aquelas quatro últimas equipes. Os Dois últimos do Campeonato serão automaticamente rebaixados à Série B ou Segunda Divisão. Na segunda fase o mata mata continua com os primeiros quatro clubes fazendo o segundo jogo em casa. O primeiro joga contra o oitavo, o segundo contra o sétimo, o terceiro contra o sexto colocado e o quarto joga diante do quinto. As finais do interior serão nos dias 30 de abril e 07 de maio e o título de Campeão Paranaense de 2016 será disputado nos dias 01 e 08 de maio de 2016. CONHEÇA A TABELA COMPLETA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE 2016: 1ª Rodada – 30/01 e 31/01 (sábado e domingo) Coritiba x Cascavel Toledo x Foz do Iguaçu Londrina x PSTC Maringá x Rio Branco Operário x Atlético Paraná x J.Malucelli 2ª Rodada – 03/02 e 04/02 (quarta e quinta) Atlético x Maringá Londrina x Toledo Cascavel x PSTC Foz do Iguaçu x Coritiba Operário x Paraná Clube J.Malucelli x Rio Branco 3ª Rodada – 10/02 e 11/02 (quarta e quinta) Maringá x Paraná Clube Foz do Iguaçu x Cascavel PSTC x Toledo J.Malucelli x Operário Rio Branco x Atlético Coritiba x Londrina 4ª Rodada – 13/02 e 14/02 (sábado e domingo) Paraná Clube x Rio Branco Londrina x Cascavel PSTC x Foz do Iguaçu Operário x Maringá Toledo x Coritiba Atlético x J.Malucelli 5ª Rodada – 20/02 e 21/02 (sábado e domingo) Paraná Clube x Toledo Maringá x PSTC Foz do Iguaçu x J.Malucelli Rio Branco x Londrina Cascavel x Atlético Coritiba x Operário 6ª Rodada – 24/02 e 25/02 (quarta e quinta) Atlético x Foz do Iguaçu J.Malucelli x PSTC Operário x Toledo Maringá x Cascavel Londrina x Paraná Clube Coritiba x Rio Branco 7ª Rodada – 27/02 e 28/02 (sábado e domingo) J.Malucelli x Maringá Toledo x Cascavel Rio Branco x Operário Foz do Iguaçu x Londrina PSTC x Coritiba Paraná Clube x Atlético 8ª Rodada – 05/03 e 06/03 (sábado e domingo) Cascavel x J.Malucelli Foz do Iguaçu x Rio Branco PSTC x Operário Toledo x Maringá Londrina x Atlético Coritiba x Paraná Clube 9ª Rodada – 12/03 e 13/03 (Sábado e Domingo) Atlético x PSTC Maringá x Foz do Iguaçu Rio Branco x Toledo Operário x Londrina J.Malucelli x Coritiba Paraná Clube x Cascavel 10ª Rodada – 19/03 e 20/03 (Sábado e Domingo) J.Malucelli x Toledo Rio Branco x PSTC Maringá x Londrina Cascavel x Operário Foz do Iguaçu x Paraná Clube Atlético x Coritiba 11ª Rodada – 27/03 (Domingo) Londrina x J.Malucelli Cascavel x Rio Branco Operário x Foz do Iguaçu PSTC x Paraná Clube Coritiba x Maringá Toledo x Atlético QUARTAS DE FINAL Grupo A 1ª Rodada – 03/04/2016 – Domingo 8º Colocado x 1º Colocado 2ª Rodada – 09/04/2016 – Sábado 1º Colocado x 8º Colocado Grupo B 1ª Rodada – 02/04/2016 – Sábado 7º Colocado x 2º Colocado 2ª Rodada – 10/04/2016 – Domingo 2º Colocado x 7º Colocado Grupo C 1ª Rodada – 03/04/2016 – Domingo 6º Colocado x 3º Colocado 2ª Rodada – 10/04/2016 – Dmingo 3º Colocado x 6º Colocado Grupo D 1ª Rodada – 02/04/2016 – Sábado 5º Colocado x 4º Colocado 2ª Rodada – 09/04/2016 – Sábado 4º Colocado x 5º Colocado SEMIFINAL Grupo E 1ª Rodada – 17/04/2016 - Domingo 2ª Rodada – 24/04/2016 – Domingo Grupo F 1ª Rodada – 17/04/2016 - Domingo 2ª Rodada – 24/04/2016 – Domingo FINAL Grupo G 1ª Rodada – 01/05/2016 - Domingo 2ª Rodada – 08/05/2016 – Domingo Fonte: Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

LUMUMBA, DE ARTILHEIRO AO FAZ TUDO NO RIO BRANCO COMEMORA ANIVERSÁRIO NO DIA DE HOJE.

O jeito simples e positivo dando contas de estar tudo às mil maravilhas sempre foi a tônica deste personagem. A alegria no seu rosto e a simplicidade contrastando com o suor de algo do bem feito pelo além do algo não realizado. Assim VALDEMAR PEREIRA DOS SANTOS ou LUMUMBA faz do ofício dia a dia das coisas simples se tornarem grandiosas. Amigo de horas e minutos e amigo do dificil se tornar uma coisa atraente e diferente. Lumumba é de Apucarana no norte do Estado do Paraná, mas veio pequeno pra cá, pois o seu pai aqui encontrou trabalho no Sindicato para ensacador e muito trabalho na época áurea do café que fazia de Paranaguá uma das cidades mais importantes do Estado em mão de obra. Depois das escolinhas de futebol, acabou no Seleto em 1975 e cujo treinador era o ex-árbitro de futebol Alceu Jacinto, mas foi o também ex-zagueiro Vivi que o levou ao Rio Branco em 1979, onde ficou até 1989. Chegou ainda a atuar no esporte amador de Curitiba pelo Trieste de Santa Felicidade e depois pelo Cruzeiro de Morretes, sempre atuando com a camisa nove e por onde passou marcou muitos gols, sempre com uma visão de gol com um faro inconfundível que o fêz um dos principais jogadores do Leão do Litoral. Hoje LuMUMBA é funcionário do Rio Branco e é o faz tudo pelas cores alvi-rubras. No momento do dia anterior, o nosso repórter encontrou Valdemar Lumumba ajudando com a vap a limpar as arquibancadas do estádio Nelson Medrado Dias, tirando o limo, como ele mesmo disse ao repórter. VALDEMAR LUMUMBA comemora hoje - dia 27 de novembro - os seus 58 anos de idade. (Matéria também extraída de alguns fatos do livro A Saga do Leão da Estradinha, do autor Stálin Grego Venet)

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

EX-JOGADOR DO RIO BRANCO TAMBÉM É CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2015.

Há oito anos atrás o RIO BRANCO SPORT CLUB de PARANAGUÁ trouxe para técnico o ex-jogador e atacante do Paraná Clube, Saulo e com isso o elenco formado na época foi considerável. Com esse elenco vieram - por empréstimo - alguns jogadores que acabavam de estourar a idade para as divisões inferiores do Iraty Sport Club comandado na época pelo empresário Sérgio Malucelli e aqui aportaram. Entre ele, o goleiro VALTER. VALTER fêz uma excelente participação no Campeonato daquele ano, mas o Rio Branco não pode ficar em definitivo com o seu passe e ele acabou retornando ao elenco do Iraty e seguiu a sua brilhante carreira a seguir. Walter Leandro Capelozi Artune é o seu nome e nasceu em Mogi das Cruzes-SP e conta atualmente com 28 anos e é reserva imediato do goleiro convocado para a Seleção Brasileira Cássio do Corinthians Paulista. Foi revelado nas categorias de base do Iraty Sport Club e depois a sua carreira foia seguinte: 2006 - Iraty 2007 - Rio Branco 2008 - 2009 - Iraty 2009 - 2010 - Londrina 2010 - 2011 - Iraty 2011 - Corinthians do Paraná 2011 - 2012 - Caxias -RS 2012 - Novo Hamburgo-RS 2012 - XV de Jaú - SP 2012 - 2013 - Noroeste-SP 2013 - União Barbarense -SP 2013 - Corinthians Paulista Válter conquista agora o título de Campeão Brasileiro de 2015 com o Corinthians Paulista, mas ele em 2013 já havia conquistado o título de Campeão da Recopa Sulamericana. Neste ano no Campeonato Brasileiro, Válter substituiu Cássio em tres partidas e até agora atuou 30 vezes com a camisa do Corínthians Paulista.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

GRANDES NOMES AJUDARAM O RIO BRANCO A SE REERGUER NOS ÚLTIMOS ANOS.

No Cinquentenário de fundação do RIO BRANCO SPORT CLUB ocorrido em outubro de 1963 por ocasião de muitas homenagens foram muitos os simpatizantes e torcedores que se reuniram na festa realizada na época no Club Litterário Sede urbana em Paranaguá. Foram lembrados Zaú e Zizo Pereira Alves, Agripino Picanço, Saliba Féres, Joaquim Salgado, Torquato Alves e Nelson Medrado Dias, este que deu o nome do Estádio da Estradinha. Em 1940 o mundo esteve em guerra e tudo era dificil. O Estádio da estradinha em situação precária, mas como sempre acontece, nas fases mais cruéis, os fortes se agigantaram: o Clube e seus gigantes da época Totó Branco, Miguel Anastácio ( que viria mais tarde a ser o proprietário do Jornal Diário do Comércio), João Fernandes, Francisco Coelho, Lisico Cardozo, Jefferson Costa. Em 1955, gente nova substituindo os velhos colaboradores e batalhadores: daí surgiram os nomes de Antoninho Marques, Mozart Pereira Alves, Jorge Marcondes, Altair Martinelli, Vidal Vanhoni, daí vieram o Campeonato do Interior Invicto e o ingresso no profissionalismo em 1956 disputando o Campeonato Paranaense daquele ano. A história do Rio Branco se confunde ainda com Barletta, Ney Neves, Mário Nascimento, Grevi, Carlos Elysio Vieira Neves da Costa, Manolo, Amatuzzi, Artur Miranda Ramos, Antonio José de Santana Lobo Netto. ABRÃOZINHO ABRÃOZINHO FOI UM DOS MAIORES GOLEIROS QUE O RIO BRANCO SPORT CLUB TEVE NA SUA HISTÓRIA NA DÉCADA DE 1950. NÃO VI JOGAR, MAS DIZEM QUE ERA PERFEITO NAS SAÍDAS DA META E RESPONSÁVEL POR GRANDES VITÓRIAS DO ELENCO DA ESTRADINHA. NA SELEÇÃO DOS MELHORES DO JORNALISTA AMILTON AQUIM, ELE É LEMBRADO COMO O GRANDE GOLEIRO QUE O RIO BRANCO JÁ TEVE.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

APRESENTAÇÃO NO RIO BRANCO SERÁ DIA 07 DE DEZEMBRO.

A reportagem do blog LEÃONAUTAS perguntou ao Presidente do Rio Branco Sport Club na tarde desta quinta feira no Estádio Nelson Medrado Dias sobre qual a data que acontecerá apresentação da Comissão Técnica e Atletas para a disputa do Campeonato Paranaense de 2016, e a resposta veio rápida: A apresentação acontecerá no dia 07 de dezembro, uma segunda feira na Estradinha. Neste dia, a comissão técnica, já escolhida e contratada que tem à sua frente o técnico ALLAN AAL, estará no Estádio recebendo muitos atletas que já estão contactados pela diretoria em conjunto com a Comissão que vem trabalhando já a alguns dias. Perguntamos ao Presidente do Conselho Deliberativo do R. Branco, Nilo Barboza, se estarão se reapresentando algum atleta que disputou o Campeonato de 2015, e ele foi categórico em afirmar à reportagem que dificilmente alguém deste ano estará a postos em 2016. Também foi informado que os atletas da Base do Rio Branco: Andrey (zagueiro), Darlan (zagueiro), Oberdan (meia e que está emprestado ao Coritiba Sub 20 e que deverá possivelmente retornar) e mais o lateral esquerdo Caio, retornarão aos trabalhos na Estradinha com vistas ao Campeonato de 2016. O que ficou mais ou menos sendo falado é que a maioria dos jogadores será de equipes fora do Paraná, com atletas oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com alguns já tendo sido relacionados para apresentação a partir do dia 07 de dezembro em Paranaguá. OBRAS NO VESTIÁRIO Continuam as obras no vestiário do Rio Branco com vistas aos treinamentos de dezembro e dentro dos próximos dias o mesmo será entregue pronto para que seja utilizado com vistas ao Campeonato de 2016. A partir daí algumas remodelações estarão sendo realizadas no Campo de treinamento e em conjunto o Alojamento e Sala de Refeições para atletas também será feito obras visando acomodação de alguns jogadores.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

FUTEBOL PARANAENSE DE LUTO COM A MORTE DE TOBY.

O Futebol paranaense amanheceu mais triste nesta manhã de terça feira. Isto porque o ex-jogador TOBY que fez parte do elenco que foi Campeão Brasileiro de 1985 pelo Coritiba Foot Ball Club faleceu as primeiras horas desta manhã em consequência de um Infarto fulminante aos 53 anos de idade. Dorival Mateus da Costa, nascido em 18 de fevereiro de 1962, em Uraí, no norte do Paraná, chegou ao Coxa em 1978, de maneira diferente. Isso porque foi indicado por um pedreiro que fazia reparos no estádio alviverde. Uma indicação que deu certo. Sua estreia no profissional do Coxa foi no ano seguinte, contra o União Bandeirante, com a presença de sua família que torcia das arquibancadas. Ênio Andrade o colocou na equipe nos minutos finais daquela vitória por 3x0. Naquele ano, Toby conquistou seu primeiro título paranaense com a camisa coxa-branca. Toby foi emprestado ao Cruzeiro e também ao Operário de Ponta Grossa e retornou ao Verdão para sagrar-se campeão brasileiro. Em campo, sua característica era o combate, o bom posicionamento e a cautela. Com a camisa 10, o então meia armador levantou a taça de campeão daquele 1985. Seu único gol na competição foi na vitória sobre o São Paulo, em 27 de janeiro. Mas muito se engana quem pensa que ele não teve participações efetivas na competição. Muito pelo contrário, foi o atleta que mais disputou partidas naquele torneio. E o gol de Índio contra o Bangu, foi após falta sofrida pelo próprio Toby. Sua despedida do Coxa foi na cidade de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, em um amistoso disputado contra a Platinense. Ao todo, foram 128 jogos oficiais pelo Coritiba. Depois, Toby foi transferido ao Bangu, onde jogou por quatro temporadas. Ainda passou pelo Vitória da Bahia, pelo Juventus de Jaraguá do Sul, Iraty e Sinop. Toby sempre esteve presente no Coritiba. Nos últimos meses, marcou presença nas comemorações dos 30 anos da maior conquista alviverde e também estava sempre reunido com os ex-atletas na Confraria. O Coritiba decreta luto oficial por três dias em homenagem a este grande nome da história coxa-branca e lamenta com pesar esta enorme perda. A diretoria administrativa coxa-branca, em nome de atletas, comissão técnica e corpo funcional, transmite suas condolências à família. (Matéria em colaboração com o site do Coritiba Futebol Clube: coritiba.com.br)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

RIO BRANCO NO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO JOGAVA COM UNIFORME IMPORTADO DA ALEMANHA

Numa publicação do Cinquentenário - revista O Itiberê de novembro de 1963 - que falava da comemoração do Cinquentenário do Rio Branco Sport Club, de Paranaguá, quando o Dr. Antonio José de Santana Lobo Netto, ex-presidente e Conselheiro do Clube, e que fazia o discurso relativo à data, em seu pronunciamento ele dizia: - Na primeira apresentação do Leão diante do América, de Curitiba e vencido pelo alvi rubro por 2 a 1, na inauguração de um Campo de futebol que se situava no Campo Grande, onde hoje está localizado em frente à Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá - hoje a Biblioteca Mário Lobo - o jogo foi realizado em campo aberto. Muitos os que colaboraram para esta primeira conquista, dois entretanto, considerados de destaque especial: José Fonseca Lobo, o Zezito, que doou as madeiras necessárias ao cercado e às bancadas, e o Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Prefeito na época e Governador do estado mais tarde), que obteve o transporte gratuíto do material junto à Estrada de Ferro. Nessa oportunidade, fala a publicação com referência ao discurso de Antonio José Lobo Netto, o Rio Branco utilizava camisas de lã, de listras vermelhas e brancas, importadas da Alemanha, mangas compridas e golas, calções compridos brancos, aos tornozelos e o time que começou o jogo formou com Oliveira, Nene e Paulo; Ferro, Lucílio e Hugo - Luiz, José, Mathias, Beco e Nagibe. Como convidado especial para assistir este jogo o grande esportista do futebol brasileiro: Belfort Duarte, o verdadeiro implantador do futebol no Brasil.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SAIU A TABELA SUL MINAS RIO

Foi definido na última sexta feira, dia 23 de outubro, a Tabela que dará inicio em 2016, do I Torneio Sul Minas Rio de janeiro, fazendo com que - pelo menos aqui no Paraná - os Clubes CORITIBA e ATLÈTICO PARANAENSE disputem o Campeonato Paranaense com equipes Sub 20 ou Sub 23, enfraquecendo desta maneira o certame estadual. Com esta prática, chega-se à conclusão que os Clubes participantes, não estão nem aí para os certames regionais, como até já era esperado, pois eles estão à caça de novos patrocinadores para seus elencos durante a próxima temporada. Assim está definida a Tabela: Grupos: Grupo 1: Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR e Criciúma (ou Chapecoense). Grupo 2: Grêmio, Internacional, Coritiba e Avaí. Grupo 3: Figueirense, Atlético-MG, América-MG e Flamengo. 1.ª RODADA 27/01 Atlético-MG x Flamengo Criciúma x Cruzeiro Fluminense x Atlético-PR 28/01 América-MG x Figueirense Avaí x Grêmio Internacional x Coritiba 2.ª RODADA 17/02 Grêmio x Coritiba Figueirense x Atlético-MG Cruzeiro x Fluminense 18/02 Flamengo x América-MG Atlético-PR x Criciúma Internacional x Avaí 3.ª RODADA 09/03 Atlético-MG x América-MG Flamengo x Figueirense Grêmio x Internacional 10/03 Cruzeiro x Atlético-PR Fluminense x Criciúma Coritiba x Avaí SEMIFINAIS 23/03 e 24/03 (quarta e quinta) FINAL 31/03 (quinta)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

RIO BRANCO CONVOCA IMPRENSA PARA ANUNCIAR PRIMEIRO PATROCINADOR

Por meio da sua Assessoria de Imprensa o Rio Branco Sport Club através do seu presidente Tiago Campos, está convocando todos os veículos de imprensa da cidade e da região, a participarem de uma entrevista coletiva, que será realizada nesta sexta feira, dia 23 de outubro de 2015, às 14 horas, na cidade de Paranaguá, tendo como local as dependências do Sindicato dos Trabalhadores de Mercadorias em Geral de Paranaguá, situado à Avenida Gabriel de Lara número 1026, para anunciar o seu primeiro patrocinador oficial visando o Campeonato Paranaense de 2016. INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 29. O Rio Branco Sport Club resolveu prorrogar as inscrições para avaliações de atletas profissionais ou amadores, para o dia 29 de outubro próximo. Os testes serão realizados nos dias 30 e 31 de outubro no Estádio Nelson Medrado Dias na Estradinha. Cada atleta investe o valor de 200 reais para esta inscrição que deverá ser feita através do email rbavaliacao@gmail com visando receber uma ficha de avaliação e consequentemente o boleto para efetuar o pagamento do valor mencionado. Para atletas fora da cidade de Paranaguá que necessitem de acomodação, o Clube utiliza suas dependências (alojamento) para que estes atletas fiquem sendo avaliados e com direito a refeição, e neste caso o clube cobra o valor de 500 reais. Lembrando que em setembro o Clube fez uma primeira avaliação e deste trabalho foram selecionados seis atletas com idades de 17 a 27 anos para aproveitamento para o certame de 2016.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

COPA SUL MINAS RIO ENFRAQUECE O CAMPEONATO PARANAENSE DE 2016.

De uma simples ideia surgiu a possibilidade primeiro do retorno da Copa Sul Minas. Agora já é uma realidade. Os Clubes da Capital do estado do Paraná - Coritiba e Atlético Paranaense resolveram criar um novo Torneio e assim surgiu a Copa Sul Minas Rio com a participação de grandes Clubes do futebol brasileiro cansados de prejuízos com os Campeonatos regionais principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas gerais e Rio de Janeiro. Com isso o Campeonato Paranaense de 2016 vai se esvaziar principalmente com a dupla Atlé- Tiba disputando o Regional com suas equipes Sub 23, ou sei lá, talvez até com um Sub 20, dando oportunidade desta maneira, de mais uma vez, o título de campeão Paranaense ficar mais uma vez com uma equipe do interior do Estado a exemplo do Londrina e do Operário ferroviário, nossos dois últimos campeões.Confira os grupos: Grupo 1 Cruzeiro Fluminense Avaí América-MG Grupo 2 Grêmio Internacional Atlético-PR Chapecoense Grupo 3 Flamengo Atlético-MG Figueirense Coritiba

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

RIO BRANCO SPORT CLUB E OS SEUS 102 ANOS DE HISTÓRIAS.

O Rio Branco Sport Club de Paranaguá comemorou no último dia 13 de outubro a passagem dos seus 102 anos de fundação como Clube de futebol profissional no Estado do Paraná. O Clube alvi rubro da Estradinha, nunca mudou de nome, estando sempre com o mesmo nome desde a sua fundação em 1913. O Leão do Litoral foi fundado por Manuel Victor da Costa, Aníbal José de Lima, Euclides de Oliveira, José de Oliveira, Jarbas Nery Chichorro e Antonio Gomes de Miranda, amigos e apreciadores do futebol, que encontravam-se numa calçada na Rua Marechal Deodoro, num bate papo sobre futebol por volta do final dos anos de 1912 para 1913, como conta o livro Rio Branco Sport Club 90 anos de História, de Heriberto Ivan Machado. Em Paranaguá praticando o futebol nesta época estavam dois clubes, o Brasil Futebol Clube e o Paranaguá Futebol Clube. Foi Jarbas Nery Chichorro que propôs o nome de RIO BRANCO, uma homenagem ao ilustre brasileiro José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, que na época exercia funções no Ministério das Relações Exteriores como diplomata. A primeira diretoria constituída do Rio Branco Sport Club teve os seguintes membros: Presidente - Manuel Victor da Costa Vice - Antonio Gomes de Miranda Secretário - Jarbas Nery Chichorro Tesoureiro - José de Oliveira Vogais - Euclides de Oliveira, Antonio Ferrer da Rosa e Raul da Costa Pinto. PRIMEIRA PARTIDA A primeira partida do Rio Branco aconteceu no dia 23 de novembro de 1913 e foi realizada no Campo Grande - Praça Ouvidor Pardinho, onde hoje está localizada a Santa Casa e o Hospital Regional, conytra a equipe do Brasil, de Paranaguá, e ao final do jogo coube a vitória do Brasil por 1 a 0. A equipe titular do Leão jogou com Colombino, Mathias e Nagib; Eugênio, Itaborahi e Raul; Rocha, Romeu, Cezário, Braga e Frota. LIGA ESPORTIVA O Rio Branco participou do primeiro Campeonato Paranaense de Futebol no estado junto com Coritiba, Internacional (que depois virou o Atlético Paranaense), América, Paraná Sport Clube, e o Paranaguá, além do Rio Branco. O primeiro jogo aconteceu no dia 30 de maio de 1915 em Curitiba diante do Coritiba e o placar foi de 1 a 1. A VOLTA AO PARANAENSE Depois disso o Leão voltou ao campeonato Paranaense somente em 1956 quando foi convidado a participar do Paranaense da Zona Sul junto com o Agua Verde, Operário e Guarani de Ponta Grossa, Caramuru de Castro, Britânia, Palestra Itália, Ferroviário, Coritiba, Atlético Paranaense, Bloco Morgenau, Cama de Monte Alegre, Esportiva de Jacarezinho. Hoje o Rio Branco integra a Série A do Paranaense junto com outros onze clubes e já disputou o Brasileiro da Série C, mas não logrou êxito. Também teve uma rápida passagem pela Copa do Brasil.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

RIO BRANCO APRESENTA COMISSÃO TÉCNICA PARA 2016.

Na manhã desta quinta feira, 01 de outubro, a diretoria do Rio Branco Sport Club de Paranaguá sob a presidência do jornalista Tiago Campos, apresentou a nova Comissão Técnica que vai dirigir o elenco do Leão do litoral para o Campeonato Paranaense de 2016. A escolha recaiu por um nome bastante conhecido da diretoria e da torcida, ALLAN AAL filho do ex-zagueiro do próprio Rio Branco, Vivi, e irmão de um outro ex-jogador e técnico também do Leão, Netinho. A indicação e o acerto com Allan já tinha sido realizado a algum tempo pois além de ser um nome conhecido, o mesmo já passou em outras duas vêzes pelo Leão, a primeira como dirigente e técnico e na segunda, no ano passado, como técnico, tendo salvado o elenco de rebaixamento no Torneio da Morte. A grande virada de Allan foi ter ganho do Atlético Paranaense em plena Arena da baixada no ano passado por 3 a 1, num resultado memorável para o Clube e suas conquistas. UM POUCO DE ALLAN Allan nasceu em Paranaguá no dia 17 de março de 1979 e começou nas divisões inferiores do Coritiba Futebol Clube por onde jogou como zagueiro de 1998 a 2002. Em 2003 se transferiu ao Botafogo-RJ e em 2004 ao Daejeon Citizen. Em 2005 retornou ao Coritiba e Trieste de Santa Felicidade. Depois ao Londrina(05), Paok da Grécia (07) Rio Branco-PR (07 e 08), Sinop-MT (09) e Francisco Beltrão (09). Como técnico estreou em 2011 no Rio Branco e 2012. Depois em 2012 assumiu como Técnico do Sub 18 do Coxa ficando até o inicio deste ano. COMISSÃO TÉCNICA Junto com Allan (técnico), assumem a Comissão o ex-zagueiro do próprio Coxa, Flávio, o Gerente de Futebol Robert Yoshio e o Preparador Físico, Renan Lima.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

GIGANTE DO ITIBERÊ COMPLETA 11 ANOS DE FUNDAÇÃO.

A data de hoje - 29 de setembro - é data de fundação e aniversário do nosso Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah, o Nando. Pois bem, sob as ordens do Prefeito de então, Mário Manoel das Dores Roque, o Roque, a administração trouxe um jogo do Brasileiro de 2004 da Série A para realizar a inauguração do Estádio. O jogo escolhido foi o time do Prefeito, o Vasco da Gama que perdeu para o time do Paraná Clube por 2 a 1. O primeiro gol no Estádio foi aos 21 minutos do primeiro tempo, de pênalti, e cobrado pelo atacante Petkovic. Depois o Paraná empatou com Marcel e virou com Edinho. O árbitro do jogo foi o paulista Sálvio Spínola Fagundes Filho e o público presente ao estádio foi de 13.759 expectadores, o maior até hoje no Estádio.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

RIO BRANCO ENCERRA AVALIAÇÃO E APROVA SEIS ATLETAS.

Por meio da sua página RIOBRANCO CENTENÁRIO no facebook, o Leão da Estradinha informou que foram encerradas as avaliações de atletas no mês de setembro para o elenco principal visando o Campeonato Paranaense de 2016 da Série A.Fizeram parte dessa Comissão as seguintes pessoas: José Carlos Chiaradia ( o ex-atleta zagueiro Zé Carlos), Emerson Oliveira, Émerson Macaé, Adilson Lourenço (o popular Pelézinho), Dejalma Jacob, Patrícia Scomação, Valdemar Lumumba, Luiz Plante e Tia Fátima. Diante desta avaliação foram aprovados seis atletas a saber: Categoria Profissional: Alef Gilberto Santos - Pontal do Paraná Alex Rodrigues Ferreira - Braço do Norte Fernando Henrique - Antonina Gabriel Leandro Jungles Fogiatto - Curitiba Rodolfo dos Santos Cavalcante - Curitiba Rodrigo Leandro Nascimento - Paranaguá

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A 37 ANOS MORRIA VALTENCIR, EX-LATERAL DO COLORADO

O 17 de setembro de 1978 ficará marcado para o resto da vida de um Clube de Futebol, no caso o Colorado Esporte Clube, que deu origem hoje ao Paraná Clube, e também para a vida trágica do lateral esquerdo e de sua família, Valtencir. Ele fêz história como jogador do Botafogo do RJ na década de 60 e se transferiu para o Colorado. Ao dividir um lance com o meia Nivaldo - hoje comentarista da RPC - e na época jogando no Grêmio Maringá, e ao cair ao chão teve uma ruptura da coluna cervical e morreu instantaneamente. No lance, Nivaldo chegou a bater com o joelho na nuca do adversário, mas um lance casual que provocou a lesão no jogador do Colocrado Um mês depois do ocorrido um jogo beneficente entre o Londrina e o Flamengo no estádio Willie Davis em Maringá deu renda total para a família do jogador. Valtencir jogou no Botafogo até 1975 e se transferiu para Curitiba para continuar jogando no Colorado na época.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

MEMBRO DA CRÔNICA ESPORTIVA É O ANIVERSARIANTE DO DIA: CONHEÇA AMILTON AQUIM, O BRANCO QUE BRILHA.

MEMBRO DA CRÔNICA ESPORTIVA É O ANIVERSARIANTE DO DIA. CONHEÇA UM POUCO MAIS DE AMILTON AQUIM, O BRANCO QUE BRILHA. Esta frase foi dita desde o início das transmissões esportivas pela Rádio Difusora de Paranaguá na voz autêntica de Waldir Campos que dizia que Amilton Aquim era - e é - o Branco que brilha. Amilton nasceu em Paranaguá no dia 09 de setembro de 1938, completando portanto os seus 77 anos de idade. Amilton era filho do proprietário comercial de uma Loja que vendia sapatos, meias, cuecas, enfim roupas de homem e de mulheres também, embora a loja fosse na Rua XV de Novembro e com o título de Casa das Meias. E quem não comprou em Paranaguá na Casa das Meias? O pai de Amilton queria que ele tomasse conta da Loja, mas ele desobedecendo acabou parando no Rádio, pois o lado dele era de se encantar com o Rádio, especialmente a Difusora pois só esta Rádio existia na época em Paranaguá. Assim começou a carreira de Amilton com o microfone. Depois com esta experiência começou a escrever em jornais contribuindo com matérias sobre o esporte de Paranaguá em todos os seus caminhos. Amilton também é participante ativo do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá e do Centro de Letras da cidade, além do Seleto. Em 1985, o então Prefeito Waldir Salmom lhe concedeu através da lei de número 1422, de 28 de agosto de 1985, o título de Honra ao Mérito, uma justa homenagem. Comentarista de futebol, AMILTON AQUIM trabalhou nos microfones das rádios Difusora, Ilha do mel, Litoral Sul, Antoninense e Serra do Mar. (Na foto aparece Amilton Aquim (de camisa vermelha) com o seu amigo Telho Venet, no lançamento do Livro A Saga do Leão da Estradinha, de Telho, na Praça Fernando Amaro).