terça-feira, 29 de setembro de 2015

GIGANTE DO ITIBERÊ COMPLETA 11 ANOS DE FUNDAÇÃO.

A data de hoje - 29 de setembro - é data de fundação e aniversário do nosso Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah, o Nando. Pois bem, sob as ordens do Prefeito de então, Mário Manoel das Dores Roque, o Roque, a administração trouxe um jogo do Brasileiro de 2004 da Série A para realizar a inauguração do Estádio. O jogo escolhido foi o time do Prefeito, o Vasco da Gama que perdeu para o time do Paraná Clube por 2 a 1. O primeiro gol no Estádio foi aos 21 minutos do primeiro tempo, de pênalti, e cobrado pelo atacante Petkovic. Depois o Paraná empatou com Marcel e virou com Edinho. O árbitro do jogo foi o paulista Sálvio Spínola Fagundes Filho e o público presente ao estádio foi de 13.759 expectadores, o maior até hoje no Estádio.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

RIO BRANCO ENCERRA AVALIAÇÃO E APROVA SEIS ATLETAS.

Por meio da sua página RIOBRANCO CENTENÁRIO no facebook, o Leão da Estradinha informou que foram encerradas as avaliações de atletas no mês de setembro para o elenco principal visando o Campeonato Paranaense de 2016 da Série A.Fizeram parte dessa Comissão as seguintes pessoas: José Carlos Chiaradia ( o ex-atleta zagueiro Zé Carlos), Emerson Oliveira, Émerson Macaé, Adilson Lourenço (o popular Pelézinho), Dejalma Jacob, Patrícia Scomação, Valdemar Lumumba, Luiz Plante e Tia Fátima. Diante desta avaliação foram aprovados seis atletas a saber: Categoria Profissional: Alef Gilberto Santos - Pontal do Paraná Alex Rodrigues Ferreira - Braço do Norte Fernando Henrique - Antonina Gabriel Leandro Jungles Fogiatto - Curitiba Rodolfo dos Santos Cavalcante - Curitiba Rodrigo Leandro Nascimento - Paranaguá

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A 37 ANOS MORRIA VALTENCIR, EX-LATERAL DO COLORADO

O 17 de setembro de 1978 ficará marcado para o resto da vida de um Clube de Futebol, no caso o Colorado Esporte Clube, que deu origem hoje ao Paraná Clube, e também para a vida trágica do lateral esquerdo e de sua família, Valtencir. Ele fêz história como jogador do Botafogo do RJ na década de 60 e se transferiu para o Colorado. Ao dividir um lance com o meia Nivaldo - hoje comentarista da RPC - e na época jogando no Grêmio Maringá, e ao cair ao chão teve uma ruptura da coluna cervical e morreu instantaneamente. No lance, Nivaldo chegou a bater com o joelho na nuca do adversário, mas um lance casual que provocou a lesão no jogador do Colocrado Um mês depois do ocorrido um jogo beneficente entre o Londrina e o Flamengo no estádio Willie Davis em Maringá deu renda total para a família do jogador. Valtencir jogou no Botafogo até 1975 e se transferiu para Curitiba para continuar jogando no Colorado na época.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

MEMBRO DA CRÔNICA ESPORTIVA É O ANIVERSARIANTE DO DIA: CONHEÇA AMILTON AQUIM, O BRANCO QUE BRILHA.

MEMBRO DA CRÔNICA ESPORTIVA É O ANIVERSARIANTE DO DIA. CONHEÇA UM POUCO MAIS DE AMILTON AQUIM, O BRANCO QUE BRILHA. Esta frase foi dita desde o início das transmissões esportivas pela Rádio Difusora de Paranaguá na voz autêntica de Waldir Campos que dizia que Amilton Aquim era - e é - o Branco que brilha. Amilton nasceu em Paranaguá no dia 09 de setembro de 1938, completando portanto os seus 77 anos de idade. Amilton era filho do proprietário comercial de uma Loja que vendia sapatos, meias, cuecas, enfim roupas de homem e de mulheres também, embora a loja fosse na Rua XV de Novembro e com o título de Casa das Meias. E quem não comprou em Paranaguá na Casa das Meias? O pai de Amilton queria que ele tomasse conta da Loja, mas ele desobedecendo acabou parando no Rádio, pois o lado dele era de se encantar com o Rádio, especialmente a Difusora pois só esta Rádio existia na época em Paranaguá. Assim começou a carreira de Amilton com o microfone. Depois com esta experiência começou a escrever em jornais contribuindo com matérias sobre o esporte de Paranaguá em todos os seus caminhos. Amilton também é participante ativo do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá e do Centro de Letras da cidade, além do Seleto. Em 1985, o então Prefeito Waldir Salmom lhe concedeu através da lei de número 1422, de 28 de agosto de 1985, o título de Honra ao Mérito, uma justa homenagem. Comentarista de futebol, AMILTON AQUIM trabalhou nos microfones das rádios Difusora, Ilha do mel, Litoral Sul, Antoninense e Serra do Mar. (Na foto aparece Amilton Aquim (de camisa vermelha) com o seu amigo Telho Venet, no lançamento do Livro A Saga do Leão da Estradinha, de Telho, na Praça Fernando Amaro).